Com 8 mil pessoas e sem chuva, Shokonsai é marcado por novidades 2x52o

SINOMAR CALMONA

O tão aguardado ritual das velas coroou a 103ª edição do evento 3x6i5v

COLUNA - Sinomar 412z4b

Data 11/07/2023
Horário 04:45
Foto: Francinara Nepomuceno

O 103º Shokonsai , uma tradicional festa da cultura japonesa em Álvares Machado, organizado pela Aceam (Associação Cultural, Esportiva e Agrícola Nipo-Brasileira de Álvares Machado), aconteceu no último final de semana e levou cerca de 8 mil pessoas a prestigiarem a celebração, que é realizada no Cemitério Japonês da cidade.
 
De acordo com vice-presidente e organizador, Luiz Takashi Katsutani, a edição foi marcada por novidades, como stands para expositores, workshops, espaço kids, ampliação do estacionamento e da praça de alimentação e inauguração do Torii (portal), doado pela família Funada. Além disso, o evento contou com um palco maior para as mais de 50 atrações.
 
O ápice e encerramento é o ritual das velas, onde às 17h30, foi colocada em cada túmulo uma vela simbolizando agradecimento. Um dos maiores e inexplicáveis mistérios da cerimônia é que mais uma vez não choveu, e quando as velas são acesas, imediatamente o vento cessou.
 
No domingo, no culto budista que foi realizado na capela, o Monje Dan Miyuki trouxe um pensamento novo para os descendentes. Até então, acreditava-se que o Shokonsai significava convite às almas, onde os anteados eram convidados a virem à Terra, no entanto, conforme o Monje, existe um outro significado: trata-se de uma celebração onde os anteados é quem convidam para a festa: Sho (convite), Ko (almas) e Sai (festa). (Com Francinara Nepomuceno)
 

 
Orquestra de Câmara Camerata 


Cerca de 8 mil pessoas aram nos dois dias de evento


Nobuhiro Hirata (à dir.) trouxe convidados no sábado e no domingo


Cosplayers chamaram a atenção pela alta qualidade das fantasias


Descendentes homenagearam os seus anteados no culto budista na capela do cemitério japonês


Após o culto do domingo, aconteceu a inauguração do Torii, doado pela família Funada


Monje Dan Miyuki conduziu as cerimônias religiosas na capela e no monumento dos soldados falecidos na Segunda Guerra Mundial


Luiz Takashi, vice-presidente da Aceam e organizador responsável pela festa


O prefeito de Álvares Machado, Roger Gasques, recebeu homenagem da organização das mãos do cônsul adjunto, Nakatani Yoshiyuki


Bon Odori fechou com chave de ouro as apresentações culturais

Publicidade

Veja também 3f43k

Esportes 6g185j

Notícias Alta Roda

Turismo 1b4s6k

Notícias Diário de Bordo

Guias 6c22v

Todos Comer e Beber
ANUNCIE AQUI

Segurança 224x5r

Site Seguro

Redes Sociais a4dw

Associado: c1w62