A busca pela paz é algo tão importante e necessário, que sem ela a vida perde o seu sentido. É um desejo comum a todas as pessoas, especialmente nesses dias tão agitados e turbulentos que temos enfrentado. Mas, o que é paz? Paz é mais do que simplesmente a ausência de guerras. “Paz” é a palavra correta para caracterizar o relacionamento harmonioso do homem com Deus, consigo e com o semelhante. A paz é dom de Deus, oferecido a todos nós, através da ressurreição de Jesus, que nos comunica esta paz: “A paz esteja convosco” é primeira fala de Jesus Cristo ressuscitado dirigida aos discípulos. Assim como a todos nós, essa graça de Deus nos acompanha em nossa caminhada terrena. Porém vários são os fatores que se somam para perturbar e roubar a paz. O mundo de hoje é um mundo sem paz. Todos têm clamado por paz. No anseio de experimentar a paz, muitos se entregam a buscas vãs e, em casos extremos, à própria morte. A paz é uma experiência possível somente em Deus; ela é um dom, oferecida a todos nós. Segundo o profeta Isaías, o Senhor é o autor da paz. Chega um momento da vida que a gente só quer paz, boa companhia e tranquilidade, a gente cansa de amores complicados, de paixões desenfreadas, de sofrer decepções, desencantos, nós só queremos alguém que nos faça sentir conforto, nada de explosão ou tristezas e stress. Queremos alguém que nos faça nos sentir em paz, que abrace forte e diga estou aqui. Queremos aquela pessoa que você sabe que pode contar, que em qualquer lugar do mundo te faça sentir feliz independente das tribulações e conflitos que a gente a. Nada de loucura, tudo muito calmo, tranquilo, paciente. Quando os anjos anunciam o nascimento de Jesus em Belém falam de “paz na terra”; nas bem-aventuranças Jesus chamou de “filhos de Deus os que promovem a paz”, antes de sofrer a morte na despedida disse “deixo-vos a minha paz” e agora ressuscitado confirma “a paz esteja convosco”. Essa paz o mundo não pode nos conceber, mais somente a Cristo. Portanto que nada perturbe os nossos corações, permanecemos em paz, para resolver todos os problemas e desafios que nos são propostos para o nosso amadurecimento e fortalecimento. Uma paz que ultraa toda a compreensão humana, que é nos revelado pelo amor de Deus tem a cada um de nós.
MINI SERMÃO
A primeira coisa que Jesus lhes fala é: “A paz esteja convosco”, porque a paz é o primeiro dom do Ressuscitado, não há dúvidas que esse era o dom que os discípulos necessitavam receber, porque Jesus sabia que, depois dos temores que tomaram conta do coração dos Seus discípulos, somente a paz que vem da certeza da ressurreição era capaz de reacender a alegria e a coragem para prosseguir com a missão. Jesus é o Príncipe da Paz. O Reino de Cristo é um reino de paz e alegria. Benditos os que conseguem se deixar em paz. Os que não se cobram por não terem cumprido suas tarefas, que não se culpam por terem falhado, não se torturam por terem sido contraditórios, não se punem por não terem sido perfeitos. Aqueles que não buscam a paz em conforto material e nem em pessoas; mais somente naquele que nos concede o dom da paz, que o mundo não pode oferecer. Assim devemos como portadores da paz, assumir o nosso compromisso com Cristo ressuscitado que ao nos comunicar a sua paz, espera que façamos a nossa missão de sermos construtores da paz.
(Autor: Padre Armando Nochetti)
AGENDA PAROQUIAL
-Presidente Prudente – Distrito de Montalvão
-Missas aos domingos 8h e 19h
MENSAGEM DO PAPA
Papa Leão XIV em sua reflexão, comenta sobre: “A paz não é utopia”.
Segundo o pontífice da fé, “A paz não é uma utopia”, disse. “É um caminho possível quando escolhemos a fraternidade ao invés do poder, o perdão ao invés da vingança”. O Papa Leão XIV pede o fim da guerra, que se estabeleça o diálogo, a concórdia, o amor e a paz. "A guerra nunca é inevitável. As armas podem e devem ser silenciadas, pois não resolvem os problemas, apenas os agravam. Aqueles que fazem a história são os pacificadores, não aqueles que semeiam o sofrimento”. O Papa pede atitudes corajosas de nós que somos chamados a construir a paz e estabelecer a concórdia por onde armos; a fim de que o amor de Deus possa desarmar a violência e gerar unidade, comunhão e fraternidade.
Padre Armando Nochetti
i. Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Montalvão.
Instagram: @sna_armando
Facebook: Armando snz
Informações: Cúria Diocesana (18) 3918-5000