A obra de construção de creche no Jardim Santa Mônica será retomada. O prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Rep), conseguiu junto ao deputado federal Alencar Santana (PT) destravar os trâmites burocráticos junto ao Ministério da Educação.
RITMO TARTARUGA
Obra do Proinfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil) se arrasta por mais de 10 anos, conforme o prefeito disse ao Plantão.
BASE EM GUARULHOS
Tupã já conhecia o deputado de segundo mandato na Câmara Federal, depois de dois mandatos na Assembleia Legislativa e dois mandatos de vereador na Câmara de Vereadores de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.
POR TRÊS VEZES
As buscas para destravar a obra, cujo projeto foi abandonado por três empreiteiras alegando insuficiência de recursos financeiros, iniciaram com a aproximação do prefeito com o deputado, proporcionada pelo coordenador regional do PP, Murilo Anholeto.
CARREIRA POLÍTICA
Com 49 anos de idade e 21 de carreira política, Alencar Santana tem trajetória de 38 anos neste segmento, iniciada em 1988, aos 16 anos da idade, no movimento estudantil e com agem em assessoria legislativa. O deputado é advogado.
EM ATO PÚBLICO
Nesta sexta-feira (9), Tupã conduzirá às 9h o ato público de autorização da retomada da obra, em estágio de cerca de 20%, onde já existe a estrutura da creche planejada para atender 180 crianças do Santa Mônica e outros bairros da zona leste.
CÂMARA E GEDUC
O vereador Demerson da Saúde (Rep) havia solicitado, através de requerimento em 2023, que a obra fosse retomada. Em fevereiro deste ano, o Geduc (Grupo de Atuação Especial da Educação), vinculado ao Ministério Público, abriu investigação.
REGIÃO POVOADA
Pelo que entendeu o Plantão, respeitando e, ao mesmo tempo, independente de tais cobranças, o prefeito Tupã teve a compreensão de que a obra deveria ter continuidade para atender a demanda por vagas de creche em região densamente povoada.
POSSE DA AMOPONTAL
Nesta sexta-feira (9) toma posse a nova diretoria da Amopontal (Associação das Mulheres Organizadas do Pontal). Será às 9h na Rota das Frutas, em Narandiba. A nova presidente é a 1ª-dama da Nantes, Beatriz de Oliveira Silva.
PRESIDENTE ANTERIOR
A presidente anterior foi a então 1ª-dama de Presidente Prudente, a assistente social e secretária municipal deste setor, Clélia Tomazini, esposa do ex-prefeito Ed Thomas (MDB), que exerceu o mandato de 2021 a 2024.
VOTO CONTRÁRIO
O previsto aumento do número de deputados de 513 para 531 na Câmara Federal teve voto contrário de Sâmia Bomfim (PSOL), a prudentina com base eleitoral em São Paulo. O deputado Fernando Marangoni (União) não votou, pois estava em viagem.
MENOS DA METADE
Dentre as mais diferentes opiniões que o Plantão tem ouvido nos bastidores da política, uma delas soou bem interessante: a de que a proporcionalidade por Estado deveria ser 1 deputado para 1 milhão de habitantes; que daria 212 deputados federais.