Após mais de três horas de trabalho intenso de combate a um incêndio que atingiu, mais uma vez, áreas de vegetação nas proximidades do Residencial Moacyr Trentin e na conhecida “Mata do Furquim”, entre as zonas norte e leste de Presidente Prudente, equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Comando de Aviação da Polícia Militar, secretarias municipais e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) conseguiram extinguir, por volta das 16h desta sexta-feira, o risco das chamas atingirem edificações.
O fogo teve início por volta das 12h30 e levou à interdição da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre o Parque Furquim e a Vila Angélica, por conta da volumosa fumaça que prejudicava a visibilidade no trecho. Segundo a Prefeitura, as chamas se alastraram rapidamente, cruzando a avenida e invadindo os terrenos do bairro Moacycr Trentin.
“Equipes das secretarias de Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Obras e Prudenco também atuaram nas ações de contenção, com apoio de caminhões-pipa da Cart [Concessionária Auto Raposo Tavares] e do helicóptero Águia da Polícia Militar. Não houve vítimas nem danos às casas no entorno”, detalhou a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação).
Depois de controlar parcialmente o incêndio e extinguir os riscos às moradias, as equipes permaneceram até o fim da tarde executando ações de combate às chamas que ainda persistiam na mata em focos isolados.
Foto: Defesa Civil
Equipes dos bombeiros, Defesa Civil, PM, Sabesp, Cart e secretarias municipais atuaram em conjunto
Denuncie
A istração municipal esclarece que, além das ações de contenção, trabalha em colaboração com as forças policiais na fiscalização das áreas, uma vez que “atear fogo em mata é um crime ambiental e compete à polícia flagrar e deter os infratores”. “Importante ressaltar que nenhuma ação do poder público será efetiva se não houver a conscientização da população. Estamos em um momento de umidade do ar baixíssima e qualquer fagulha pode se transformar em um incêndio de grandes proporções, trazendo prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública”, alerta.
“Em caso de incêndio em vegetação, acione o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil pelo telefone 199 e WhatsApp (18) 99744-0199”, aponta a Secom. Quanto aos casos de incêndio criminoso, contate a Polícia Militar e denuncie, através do 190.
Foto: Lucas Moura/Secom
Trecho da Avenida Juscelino Kubitschek foi interditado por conta de incêndio na Mata do Furquim
Foto: Defesa Civil