O BLH (Banco de Leite Humano) atende em Presidente Prudente com pouco mais de 50 doadoras atualmente, sendo que seriam necessárias 120 voluntárias para atender 100% da demanda. De acordo com a enfermeira e coordenadora da unidade, Adriana Trevisan Monteiro, em decorrência da pandemia, as doações diminuíram consideravelmente e os estoques estão muito baixos. O procedimento, no entanto, é seguro neste período.
“Para colher as doações nas residências das doadoras, a equipe do Banco de Leite tem seguido todos protocolos de segurança, com uso de equipamentos de proteção e atendimento por vídeo”, explica a auxiliar de enfermagem, Cristiane Roberta Ferreira de Oliveira. Além disso, se a voluntária ou alguém do domicílio estiver com algum sintoma gripal, a doação fica suspensa por 15 dias.
Justamente com o objetivo de conscientizar a população a respeito da importância da amamentação, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e a unidade realizam a Campanha Mundial de Amamentação, que é marcada pelo Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
A campanha contará com quatro banners em quatro unidades de saúde da cidade, sendo as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Cohab, São Judas e São Pedro e a ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Humberto Salvador; em frente ao Ambulatório onde funciona o Banco de Leite; e também na fachada do Paço Municipal “Florivaldo Leal”.
Serão distribuídos panfletos informativos sobre amamentação e doação em todas as unidades de saúde, bem como cartazes, durante todo mês de agosto, nos cinco hospitais atendidos, sendo o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, Hospital e Maternidade Estadual Doutor Odilo Antunes de Siqueira, Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças, Hospital Iamada e Santa Casa de Misericórdia.
Devido à pandemia, a campanha contará com diversas atividades online nos dias 4, 5, 9,10, 17 e 19 de agosto.
4 de agosto, às 19h - Live pelo Instagram (instagram.com/bancodeleitepp) do Banco de Leite Humano com a consultora de amamentação e doula (assistente de parto), Alline Matricardi. Tema: Amamentação: Uma responsabilidade compartilhada.
5 de agosto, às 13h30 - Encontro virtual do grupo Gestantes de Presidente Prudente, formado por grávidas da rede pública municipal, com a enfermeira Adriana Trevizan Monteiro e a fonoaudióloga Claudia Helena Direne. Tema: Amamentação nos dias atuais.
9 de agosto, às 19h - Live pelo Instagram do Banco de Leite Humano de Prudente, com o relato de experiência da doadora Jéssika Silva dos Anjos, que é professora assistente na Secretaria Municipal de Educação de Junqueirópolis. O bate-papo contará com a participação da pediatra e doadora, Kety Kimi Saito Katuta.
10 de agosto, às 10h - Encontro virtual com doadoras de leite humano de Presidente Prudente, com a presença da nutricionista Juliana Santiago e da pediatra Maria Helena Coimbra. Tema: Amamentação e introdução alimentar nos dois primeiros anos de vida.
17 de agosto, às 10h - Live pelo Instagram do Banco de Leite Humano com a presença da nutricionista Juliana Santiago e da pediatra Maria Helena Coimbra. Tema: Amamentação e introdução alimentar nos dois primeiros anos de vida.
19 de agosto, às 13h30: Live pelo Instagram do Banco de Leite Humano com a presença da enfermeira Adriana Trevizan Monteiro e da fonoaudióloga Cláudia Helena Direne. Tema: Amamentação nos dias atuais.
O Banco de Leite Humano fica na Avenida Hiroshi Yoshio, s/nº, no Jardim Esplanada, dentro do prédio do Ambulatório da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). Para fazer a doação, basta ligar no telefone 3229-1249 e ar o endereço. A equipe leva até a residência da doadora todo o material esterilizado para a ordenha.