Beisebol de PP se despede do eterno sensei Paulo Yamane j4ak

Últimas homenagens são recebidas na Casa de Velório Athia e sepultamento está marcado para 16h40 desta terça-feira, no Cemitério São João Batista 3g2b1o

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO 2w6vl

Data 09/01/2024
Horário 13:08
Foto: Cedida
Ex-vereador e lenda do beisebol prudentino nos deixou nesta segunda-feira, aos 75 anos
Ex-vereador e lenda do beisebol prudentino nos deixou nesta segunda-feira, aos 75 anos

Uma vida dedicada ao beisebol, esporte que fez dele, que era natural de Bastos, um grande treinador, ou melhor, o eterno “sensei” de centenas de atletas prudentinos. A palavra em japonês, usada como um título honroso para tratar com respeito um professor ou um mestre, era usada por todos para se referir a ele: “sensei Paulo Yamane”, que nos deixou nesta segunda-feira, aos 75 anos. Ex-vereador de Presidente Prudente, chegou a comandar a seleção brasileira em certo momento da sua trajetória, conforme relata seu então auxiliar técnico, Lucas Saito, 44 anos. As últimas homenagens são recebidas na Casa de Velório Athia e o sepultamento está marcado para 16h40 desta terça-feira, no Cemitério São João Batista. A causa da morte não foi divulgada.
Nascido em 12 de janeiro de 1949, Paulo Yamane chegou ao oeste paulista na década de 70. “Sua contribuição para o beisebol e softbol da Acae (Associação Cultural, Agrícola e Esportiva) é enorme. Centenas de atletas, um exemplo de cidadão e sempre preocupado com o bem-estar do próximo. Um grande pai para todos nós”, diz Saito, sobre as mais de seis décadas dedicadas pelo treinador à modalidade.
“Convivi com sensei Paulo nos últimos sete anos como seu auxiliar técnico das categorias de base da Acae e ele se dedicou ao beisebol e ao softbol da Acae como atleta e sensei. Foram centenas de jovens, garotos e garotas, que foram treinados pelo sensei. Além de técnico, foi um excelente atleta desde sua infância até as categorias dos veteranos”, recorda o companheiro de trabalho. “Sempre muito ativo, disposto, e com muita paciência e bondade com os atletas. Todos sentimos muita gratidão pelo sensei e pela pessoa que nos mostrou ser”, complementa.Ao logo de sua vida, Paulo Yamane dividiu sua atenção ao esporte, em determinados períodos, com a política, já que chegou a atuar como vereador no Legislativo prudentino por um mandato, de 1997 a 2000, quando ocupou o cargo de ex-presidente da Casa de Leis. Ainda, concorreu ao pleito em 2016 e 2020, mas não chegou a ser eleito nas duas últimas oportunidades.
Na tarde desta terça-feira, a 18ª Legislatura da Câmara Municipal divulgou a uma nota de pesar aos familiares e amigos. “Yamane foi eleito para a 12ª Legislatura, que ocorreu de 1997 a 2000, com 1.429 votos; foi vice-presidente no Biênio 1999/2000 e exerceu a chefia do Legislativo prudentino por um período, no último ano do mandato”, pontua a Assessoria de Imprensa, que ainda complementa que o treinador, político eleito, também foi durante muitos anos funcionário da antiga Telesp (Telecomunicações de São Paulo S/A), onde se aposentou e depois veio a trabalhar no Grupo Matsuda.

Homenagens
Em outubro de 2023, foi homenageado mais uma vez com a 2ª Edição do Torneio Paulo Yamane de Beisebol, evento promovido pela Acae, associação que concentra inúmeros fãs e iradores do sensei. Nas redes sociais, tanto a associação, quanto alunos e amigos, lamentaram o seu falecimento. 
“Sensei Paulo Yamane, grande homem com grandes ensinamentos e dedicação ao próximo. Nunca esquecerei sua humildade e dedicação em ensinar o beisebol e outras tantas lições de vida, em um momento de formação como cidadão. Obrigado sensei! Vá em paz”, escreveu Bruno Magro. “Meus sinceros sentimentos a todos da família. Paulo, um ser humano abençoado. Descanse em paz”, apontou Esmera Alberti.
“É com pesar que comunicamos o falecimento do sensei Paulo Yamane. Iniciou a carreira na Acae em 1986, com muitas conquistas e título, ajudou na formação de muitos atletas, deixando um grande legado. Sua ausência será sentida por todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Descanse em Paz!”, publicou a associação em seu perfil nas redes sociais.

Técnico das categorias de base da Acae, chegou a comandar a seleção brasileira durante sua trajetória

Foto: Redes sociais

 

Foto: Câmara Municipal de PP
Yamane exerceu chefia do Legislativo prudentino por um período

Publicidade

Veja também 3f43k

Esportes 6g185j

Notícias Alta Roda

Turismo 1b4s6k

Notícias Diário de Bordo

Guias 6c22v

Todos Comer e Beber
ANUNCIE AQUI

Segurança 224x5r

Site Seguro

Redes Sociais a4dw

Associado: c1w62