Câmara vivencia nova realidade de percepção dos fatos 3h6g14

Homéro Ferreira

13s

COLUNA - Homéro Ferreira 302b52

Data 25/05/2025
Horário 05:30

NOVA REALIDADE
A Câmara Municipal de Presidente Prudente vivencia uma nova realidade de percepção dos fatos, estando mais sensível às questões econômicas, por conta da difícil situação financeira do município. Esta é a visão do presidente William Leite (PP). 

PAUTAS DA VIDA
O Plantão apresenta nesta edição um perfil deste vereador, assim como já fez e ainda fará sobre outros. A história de William César Leite é pautada no exemplo familiar, nos estudos, no cristianismo, no serviço público e na atuação política. 

Foto: Cedida - William Leite: presidente da Câmara de Prudente

AGRESTE ALAGOANO
A origem paterna é de Arapiraca, no agreste alagoano. Seu avô Firmino Leite da Silva foi um homem bem abastado. Ao ficar viúvo e com 10  filhos, casou-se com a funcionária da casa Maria Barbosa Leite, 30 anos mais nova. 

MAIS DE 2,5 MIL KM
O novo casamento resultou em mais quatro filhos, incluindo o caçula José Barbosa Leite, que perdeu o pai com nove anos de idade e que chegou em Prudente com 12, junto com a mãe e os três irmãos, para tentar nova vida com o apoio de parentes.

CONSTRUÇÃO CIVIL
José, o pai de William, desde então trabalhou na construção civil. Hoje, tem 90 anos de idade. Dentre as construções nas quais atuou como mestre de obras, está o San Fernando Clube de Campo. Foi lá que conheceu Dolores Ajonas Leite.

Foto: Cedida - William com o seu pai Zé Leite

ENLACE MATRIMONIAL
A filha do sitiante Jucas Ajonas trabalhou no plantio de grama no clube, onde surgiu o namoro, o casamento e cinco filhos, sendo quatro mulheres: Eliane, servidora municipal; Elaine, servidora do Judiciário; Cristiane, assistente social; e Luciane, da área de saúde.

NÍVEL SUPERIOR
Portanto, William é o único filho homem. Todos têm formação de nível superior e duas com dupla graduação. Formado em Direito na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), William fez três cursos de carreira jurídica e pós-graduação em processo civil, na mesma instituição. 

ESCOLAS PÚBLICAS
O ensino básico de William foi em três escolas públicas: Formozinho Ribeiro, Monsenhor Sarrion e João Lisboa. Quando nasceu, sua família morava na Vila Comercial, que foi um polo de produção calçadista.

BOM DE BOLA
Quando menino, jogou nas categorias e base do Corinthinas de Prudente, da fraldinha, aos 6 anos de idade, ao juvenil. Polivalente, atuava como meio-campista e atacante. Pela seleção de futsal da cidade, disputou os Jogos Regionais em Paraguaçu Paulista (SP).

Foto: Cedida - William com a sua mãe Dolores

PRIMEIRO EMPREGO
Aos 13 anos, seu primeiro emprego foi em escritório de advocacia do qual fazia parte o Dr. Hélio Martinez, que se tornou juiz. Posteriormente, no escritório de comércio de carnes do empresário Mauro Martos, atualmente dono de frigoríficos.

DUPLA APROVAÇÃO
Quando cursava Direito, fez estágio em escritórios de advocacia em Rancharia e Prudente. Formado em 1993, começou a prestar concursos. ou em dois: escrevente do Fórum e agente de segurança na Polícia Civil.

SERVIÇO PESADO
Casou-se em 1996 com Rosângela Siqueira Leme Leite, professora de Matemática formada na Unesp (Universidade Estadual Paulista). Mas, como só foi chamado para assumir um dos dois cargos públicos em 1998, decidiu trabalhar de pedreiro com o seu pai. 

EVENTO CRISTÃO
William e Rosângela se conheceram em evento na Igreja Presbiteriana do Brasil, no Jardim Everest, ao lado da Cohab. O casal perdeu um filho no parto, que hoje teria 29 anos. A filha Rafaela tem 19 e cursa Direito na Toledo Prudente Centro Universitário.

Foto: Cedida - William com a esposa Rosângela e a filha Rafaela

PRÓPRIA CASA
Na época, William construiu a sua própria casa, nas proximidades onde atualmente fica o Cohabão. Por coincidência, num mesmo dia tocaram os dois telefones de sua casa: um para levar os documentos na Polícia Civil e outro sobre a publicação de sua nomeação.  

ESCOLHEU O FÓRUM
Escolheu ser nomeado como escrevente do Fórum e já são 28 anos de trabalho para o Judiciário, sempre na 1ª Vara Civil. Dentre as vivências profissionais, foi assistente do juiz Carlos Eduardo Lombardi. 

LÍDER CLASSISTA
Foi membro do conselho deliberativo da Affoppre (Associação da Família Forense de Presidente Prudente e Região), que, apesar do nome, tem abrangência estadual, e da qual tornou presidente eleito e reeleito, estando no cargo há 15 anos.

ÚLTIMO DIA
Seu ingresso na política partidária foi aos 45 minutos do segundo tempo, no último dia do prazo de filiação para disputar as eleições de 2016. Sua incursão nessa área surgiu do estímulo de Paulo Gomes, durante consulta.

MAIS VOTADO
O médico tinha o entendimento de que William tinha perfil político e surgiu a candidatura pelo PPS (Partido Popular Socialista), sendo eleito o mais votado do partido, com 984 votos; praticamente da família forense. Em 2020, foi reeleito pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro) com 1.336 votos. Cresceu 35,7%.

Foto: Cedida - William entre a delegada seccional Ieda Cavalli (sua prima) e o delegado diretor regional da Polícia Civil, Walmir Geralde

ESTILO FOGUETE
Em 2024, conquistou 42,6% de votos a mais, com 1.906 pelo PP (Progressistas). Considerando a votação da primeira para a última eleição, o crescimento alcançou 93,6%. William explica que as mudanças de partido se deram por conjunturas e estratégias.

JOGO POLÍTICO
Pode-se dizer que William joga bem o jogo político, possivelmente pelo aprendizado do futebol nas articulações de jogadas no meio de campo, com recuos e a disposição em fazer gols. Com um detalhe: pautado no embasamento jurídico. 

RECUOU E ATACOU
Nas três legislaturas, esteve posicionado como candidato a presidente da mesa diretora da Câmara, mas recuou por duas vezes e na segunda delas abriu mão para fazer Tiago Oliveira presidente. Agora, na terceira, venceu por um voto: 7 a 6.  

SEM SALÁRIO
Conforme William, houve algumas dificuldades por conta de ajustes na istração, com a chegada de novos funcionários. Por precaução, ao assumir a presidência, abriu mão do subsídio (salário) de vereador, ficando com o de servidor do Judiciário. 

TIO PREFEITO
Com a política em seu DNA, teve um tio prefeito de Arapiraca, a terra natal de seus pais. Manoel Firmino Leite (1901-1969) exerceu o cargo de 1932 a 1933, nomeado pelo governo alagoano. Curiosamente, exerceu o cargo pelo PP. 

CARGO DE CONFIANÇA
O tio músico (pistonista) foi escriturário em cartório e servidor público municipal, ocupando em duas gestões diferentes o cargo de tesoureiro da Prefeitura. Também teve cinco filhos, como os pais de William, sendo dois padres e três professoras. 

Publicidade

Veja também 3f43k

Esportes 6g185j

Notícias Alta Roda

Turismo 1b4s6k

Notícias Diário de Bordo

Guias 6c22v

Todos Comer e Beber
ANUNCIE AQUI

Segurança 224x5r

Site Seguro

Redes Sociais a4dw

Associado: c1w62