Com potência e explosão, raça Quarto de Milha exige cuidados nutricionais específicos v6uo

Cristiano Machado

13s

COLUNA - Cristiano Machado 1g3c4m

Data 22/05/2025
Horário 08:00
Foto: Divulgação
Suplementação estratégica contribui para o desempenho, bem-estar e longevidade desta versátil raça equestre
Suplementação estratégica contribui para o desempenho, bem-estar e longevidade desta versátil raça equestre

Reconhecida por sua potência e versatilidade, a raça Quarto de Milha conquistou o coração de criadores e competidores devido à sua adaptabilidade às mais diversas modalidades equestres. “Um cavalo atleta exige cuidados e atenção em cada atividade que desempenha, o que significa exigências específicas em relação a manejo, treinamento, nutrição e, como parte dos cuidados nutricionais, suplementação”, afirma Kauê Ribeiro, coordenador de Comunicação Técnica da Vetnil®, empresa líder em saúde equina no Brasil.
Originária dos Estados Unidos, a raça Quarto de Milha recebeu esse nome devido à impressionante velocidade ao percorrer cerca de 400 metros (¼ de milha) em tempo recorde. No Brasil, é a raça com o maior número de registros, com cerca de 700 mil, segundo a ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha).
A suplementação adequada é um dos pilares da rotina de cavalos atletas, atendendo às necessidades específicas de cada modalidade esportiva — com destaque para provas de corrida, três tambores, vaquejada, conformação, laço, rédeas, apartação, ranch sorting e outras. “Mais do que desempenho, fornecer os nutrientes necessários e na quantidade certa para os animais promove saúde e bem-estar. O e nutricional deve ser adequado à necessidade fisiológica de cada animal, contribuindo para sua longevidade dentro e fora das pistas”, reforça Kauê. 
Confira na íntegra: www.imparcial-br.diariopaulistano.net 
(Por Isadora Fabris, da Texto Comunicação Corporativa)

Características especiais 
Em modalidades de explosão, como corrida, três tambores e vaquejada, a exigência física é intensa e de curta duração. Nesses casos, o cavalo utiliza rapidamente o oxigênio disponível e a a utilizar as fontes energéticas por meio da via anaeróbica, o que pode gerar acúmulo de ácido lático e provocar fadiga muscular. 
Suplementos que contenham BCAAs (aminoácidos de cadeia ramificada) e creatina são recomendados por auxiliar na prevenção do catabolismo muscular, diminuir o tempo de recuperação e fornecer rápido aporte de energia para a atividade física.
Além disso, compostos ergogênicos, ou seja, substâncias que auxiliam no retardo da fadiga, como a betaína (trimetilglicina, que pode ser convertida em dimetilglicina), contribuem para a manutenção da performance durante os esforços intensos.

Outras provas 
Já nas provas de conformação, em que a estética e a estrutura física são critérios de avaliação, o foco da suplementação é promover a hipertrofia muscular e garantir uma apresentação visual impecável. “A creatina, por exemplo, apresenta um efeito osmótico, o que visualmente promove um aumento significativo do volume muscular. Os BCAAs e outros aminoácidos auxiliam o desenvolvimento da massa magra, enquanto a biotina favorece o brilho da pelagem e a saúde dos cascos. Já os eletrólitos ajudam a manter o equilíbrio hidroeletrolítico, especialmente importante em eventos longos e sob forte calor, auxiliando também a ingestão hídrica dos animais”, explica Kauê.
Comprometida com o bem-estar animal e a excelência em desempenho, a Vetnil® oferece soluções desenvolvidas para atender a essas demandas específicas dos equinos. A linha Super JCR é indicada para cavalos de alta performance, fornecendo e nutricional completo em diferentes fases do atleta. 

Publicidade

Veja também 3f43k

Esportes 6g185j

Notícias Alta Roda

Turismo 1b4s6k

Notícias Diário de Bordo

Guias 6c22v

Todos Comer e Beber
ANUNCIE AQUI

Segurança 224x5r

Site Seguro

Redes Sociais a4dw

Associado: c1w62