A campanha para contribuir com parte do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) ao Fundo Municipal da Criança e Adolescente e ao Fundo Municipal do Idoso de Presidente Prudente está na segunda fase. A primeira etapa foi direcionada para a pessoa jurídica - ou seja, às empresas. De acordo com Blanda Robles Matias, presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), agora toda pessoa física pode doar para os Fundos. “Essa fase da campanha é muito importante, pois todas as pessoas que querem ajudar nos projetos para as crianças e adolescentes, e idosos de Prudente, podem fazer a doação. Qualquer pessoa física pode fazer a doação do seu imposto de renda, e com certeza fará a diferença na vida dessas pessoas”.
Blanda explica que a pessoa física pode doar até 3% do valor do IR para o Fundo Municipal da Criança e Adolescente e FMI (Fundo Municipal do Idoso). “Com essa arrecadação podem ser beneficiadas 14 entidades em 25 projetos de fomento. Todos os projetos são encaminhados, analisados, e assim financiados, que vão atender centenas de crianças do nosso município, além também de projetos que são enviados pelas entidades que atendem os idosos”.
Segundo a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Dulce de Mello, essa contribuição através do IRPF é de grande ajuda para as entidades que atendem o idoso. “O dinheiro arrecadado com parte do imposto de renda vai para o Fundo Municipal do Idoso, que possui hoje 12 entidades com 20 projetos em várias áreas como saúde, bem-estar, educação, além de várias oficinas e tudo a pelo Conselho Municipal do Idoso através de editais”, explica Dulce.
De acordo com Blanda, o potencial de arrecadação está entre R$ 8 milhões e R$ 10 milhões. “No entanto, dependemos da destinação das pessoas, por isso a campanha e a divulgação são tão importantes”. O prazo para o contribuinte fazer sua doação de parte do IR vai até o dia 30 de maio. Segundo Blanda, para doar basta consultar o seu contador.