As frutas, legumes e vegetais são importantes para a saúde, pois melhoram o sistema imunológico, ajudam no funcionamento do intestino pelas fibras e líquidos presentes neles, e auxiliam no controle dos níveis do colesterol, triglicerídeos e diabetes. Porém, é necessário ter higiene na hora do preparo desses alimentos, e apenas “ar uma água” pode não ser o suficiente.
A nutricionista Patrícia Zacharias explica que se não higienizados esses alimentos podem trazer bactérias e vermes para o corpo. “Um dos vermes mais comuns de se contrair pela má limpeza de folhas e frutas é o oxiúro, que entra no intestino e pode causar muito desconforto e coceiras na região do ânus”. As bactérias contraídas podem trazer infecções alimentares, vômitos e diarreia, e a profissional comenta que provavelmente, nesses casos, a ingestão de remédios é necessária.
COMO LAVAR
E CONSERVAR?
“Sempre se deve lavar as folhas individualmente, com água corrente e uma solução de hipoclorito de sódio, ser enxaguada e aí sim está própria para o consumo”, destaca a nutricionista. É recomendado também que frutas, que se consomem com casca, sejam lavadas na mesma solução, e depois de enxaguadas, que sejam guardadas na geladeira em potes ou embaladas individualmente. As frutas que as cascas são descartadas podem ser lavadas com água e sabão.
Patrícia também dá dicas para se livrar de até 30% do agrotóxico dos alimentos. “Após lavá-los, deixe-os em uma solução de bicarbonato de sódio, e depois enxague”. Por fim, a especialista destaca que todos os utensílios, e as mãos de quem manusear os alimentos também devem estar limpas, para não arruinar todo o trabalho até o momento do preparo.