Após a boa participação do garoto no Campeonato Paulista Sub-13 de 2019 com a camisa do MAC, Renan Ruiz, primeiro treinador de Roberto Batista Prado Neto, o Beto, conta que o futebol do jovem, hoje com 17 anos, 17 anos, despertou o interesse de grandes clubes. “Nesse Campeonato Paulista foi onde que ele despertou o interesse de alguns clubes e várias propostas chegaram pra ele: Flamengo, Fluminense, São Paulo mesmo, o próprio Palmeiras, o Desportivo Brasil, clube em que ele estava praticamente fechado”, relembra o primeiro treinador do atacante de 17 anos.
Porém, foi o Corinthians, time de coração de Beto, que firmou contrato com o jovem. “Outros grandes clubes tiveram interesse”, inicia Roberto ao relembrar o momento em que fechou com o Timão. “E eu sendo corintiano desde criancinha optei pelo Corinthians. Falei paro o meu pai: ‘não, pai... eu quero o Corinthians’”.
Foi a partir daí que começou a história de Beto com o manto alvinegro. “Fui e fechei com o Corinthians em dezembro de 2019 e me apresentei em 2020 na pra começar essa jornada”.
Após treinar por dois meses no Corinthians, a pandemia chegou em março de 2020 e os treinos da base foram interrompidos. “Voltei para minha cidade, Presidente Venceslau, e fiquei lá até setembro. Em seguida, retornei a São Paulo, onde fui chamado para treinar com a equipe Sub-15 do Corinthians, mesmo eu tendo 14 anos na época”, conta o jovem.
Beto teve destaque na volta ao Sub-15 do Corinthians, conquistando a titularidade da equipe. Sua performance chamou a atenção e resultou em uma convocação para a Seleção Brasileira de Base, onde teve a oportunidade de treinar na renomada Granja Comary, em Teresópolis.
Performance de Beto no Corinthians chamou a atenção e resultou em uma convocação para a Seleção Brasileira de Base
No entanto, o destino lhe reservou um revés, pois Beto sofreu uma lesão no segundo dia de treinamento, o que o levou a ser desconvocado para se recuperar adequadamente. O jovem dedicou dois meses ao tratamento da lesão no quadril e retornou ao Corinthians.
Logo em seu primeiro jogo de retorno à base do alvinegro da capital paulista, demonstrou um desempenho impressionante, garantindo uma boa partida e recuperando sua posição como titular. À medida que o ano de 2021 avançou, Beto ganhou mais ritmo de jogo e teve a oportunidade de disputar a final da Copa Nike, onde o Corinthians ficou com vice-campeonato.
No ano ado, no Sub-16 do Timão, o treinador da equipe, Vinicius Marques, mudou o garoto de posição devida a sua facilidade no ataque para balançar as redes. “Eu era volante, aí treinando ali no Sub-16, estava fazendo muitos gols nos treinos. O treinador me chamou e optou em falar tinha uma vaga de centroavante. Eu querendo jogar, aceitei a vaga de centroavante e comecei a essa nova experiência, onde estou até hoje”, conta o jovem.
Em 2021, Beto ganhou mais ritmo de jogo e teve a oportunidade de disputar a final da Copa Nike, onde o Corinthians ficou com vice-campeonato
Em 2023, Beto é titular no ataque do Sub-17 do Timão. Dos cinco jogos que ele fez no Paulista Sub-17, foi titular em quatro e balançou as redes por três vezes.
“O que almejo no Corinthians é, com certeza, estar um dia lá no profissional representando esta camisa. Se Deus quiser, jogar pela Seleção também”, projeta o jovem atacante Beto.
Cedida
Performance de Beto no Corinthians chamou a atenção e resultou em uma convocação para a Seleção Brasileira de Base
Cedida
Em 2021, Beto ganhou mais ritmo de jogo e teve a oportunidade de disputar a final da Copa Nike, onde o Corinthians ficou com vice-campeonato