O Plantão repercute a nomeação de Guilherme Piai pelo governador Tarcísio de Freitas, de quem é correligionário no Republicanos. O prudentino a a ocupar o cargo de secretário estadual da Agricultura e Abastecimento.
ATENÇÃO AO LEITOR
Enquanto a reportagem de O Imparcial tem espaço para tratar do assunto de forma mais abrangente, neste espaço são registrados alguns fragmentos, mas que são de igual relevância para o público leitor no sentido de ser informado e de refletir.
ESPAÇO POLÍTICO
Para o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), que foi prefeito de Prudente e secretário estadual da Habitação, a nomeação de Piai é importante para a cidade e região. Classifica a conquista do importante espaço político como mérito dele.
DEPENDE DO AVAL
Sobre ajuda à cidade e região, comenta que cada secretaria tem o seu próprio orçamento, mas ainda assim depende do aval do governador. Diz que cada um tem seu jeito de istrar, no sentido da centralização ou de dar autonomia.
OLHAR ESPECIAL
O prefeito Ed Thomas (sem partido), que já foi vereador e deputado estadual, acredita que o secretário Piai terá um olhar especial para a região, embora seu compromisso seja com os 645 municípios paulistas.
INCENTIVO E CRÉDITO
Na condição de presidente da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), Ed Thomas entende que a esperança de pequenos, médios e grandes produtores seja de terem incentivo e crédito para a produção.
ORGULHO E ESPERANÇA
O presidente da Câmara de Prudente, vereador Tiago Oliveira (PTB), diz que ter um secretário no maior Estado do Brasil é motivo de orgulho e esperança para a cidade e região. Classifica Piai como prático e proativo, capaz de deixar um bom legado.
NUNCA VISTOS
Considera que o novo secretário, por conhecer a região e seu potencial agropecuário em condições de crescer ainda mais, tem condições de contribuir com ganhos nunca vistos pela população regional de Prudente, que a de 880 mil habitantes (Censo 2022).
EM RELEVO
Para o presidente do Sindicato Rural de Prudente (patronal), Carlos Roberto Biancardi, que já foi prefeito, a nomeação de Piai é muito importante para a cidade e região, que há muitos anos não tinha um representante no secretariado do Estado.
POR MERECIMENTO
Biancardi avalia que o prudentino desenvolveu um trabalho junto ao governo estadual que o credenciou para isso, como diretor do Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo) e mais recente como secretário executivo da secretaria.
NÃO CONHECE
Com 45 anos de atuação sindical, o presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Prudente, João Altino Cremozi, que já foi vereador e presidente da Câmara, comenta que não conhece pessoalmente o novo secretário, mas que deseja boa istração.
VIVE O MEDO
Espera que Piai seja melhor que outros secretários, que dê a atenção que ainda não foi dada aos trabalhadores da agricultura familiar que vive o medo, pelo menos 50%, de fazer financiamento para produzir, não conseguir pagar a perder a propriedade da terra.