Eleições 2020 têm novos prazos, exclusão de biometria e auxílio de tecnologias 40111b

Previsto para ocorrer nos dias 15 e 29 de novembro, pleito não contará com identificação pela digital, a fim de evitar filas maiores e aglomeração cl4m

REGIÃO - DA REDAÇÃO a1j2e

Data 27/07/2020
Horário 15:02
Wilson Dias/Agência Brasil - Biometria aumenta probabilidade de infecção, já que leitor não pode ser higienizado com frequência
Wilson Dias/Agência Brasil - Biometria aumenta probabilidade de infecção, já que leitor não pode ser higienizado com frequência

As eleições municipais de 2020 estão chegando e, conforme se aproximam os prazos, a Justiça Eleitoral vai divulgando algumas novidades sobre o pleito.

A primeira diferença é quanto à própria data do sufrágio. No início do mês de julho, o Congresso Nacional aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 18/2020, que alterou a data do primeiro e do segundo turno de outubro para, respectivamente, 15 e 29 de novembro. O objetivo foi propiciar maior segurança sanitária a todos os participantes do processo eleitoral, em razão da pandemia do coronavírus, a Covid-19.

A alteração teve impacto em todo o calendário eleitoral, que ou a contar com novos prazos. No período de 31 de agosto a 16 de setembro, por exemplo, serão realizadas as convenções partidárias para a formação de coligações e escolha de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Já o prazo final para os pedidos de registro de candidatura ficou em 26 de setembro, sendo que, após essa data, será liberada a propaganda eleitoral.

Biometria 5o2g70

Ainda por causa da crise do coronavírus, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou, também neste mês, que a biometria será excluída do pleito. Assim, os eleitores de 586 municípios paulistas onde o cadastramento biométrico foi obrigatório serão identificados da forma tradicional. A decisão se baseou em dois fatores: a identificação pela digital pode aumentar a probabilidade de infecção, já que o leitor biométrico não pode ser higienizado com frequência; e gerar filas maiores, ocasionando aglomerações.

Aplicativos j662i

Nos últimos dias, a Justiça Eleitoral trabalhou no lançamento de atualizações em aplicativos que podem facilitar a vida do eleitor. Na última quarta-feira, foi disponibilizada a nova versão do e-Título. A ferramenta já trazia todos os dados pessoais do cidadão, podendo substituir a apresentação do título eleitoral em papel, e agora ganhou novidades: a possibilidade de realizar cadastro como mesário voluntário, consultar débitos com a Justiça Eleitoral e emitir guias de pagamentos.

Para fazer o do e-Título, é necessário ter um telefone celular ou um tablet com o sistema operacional Android ou IOS. Quem já tem o app instalado precisa apenas atualizar a versão, que tem visual mais moderno e maior sistema de segurança. Desenvolvido pela Justiça Eleitoral, o documento digital oficial é gratuito.

Já no último dia 17, o TSE acolheu sugestões apresentadas pelo Grupo de Trabalho designado a definir as instruções para o funcionamento do aplicativo Pardal nas eleições deste ano. Utilizada em todo o país desde o pleito de 2016, a plataforma se destina a receber denúncias sobre propaganda eleitoral.

Entre as novidades preparadas para a nova versão, deverá haver um maior detalhamento da identificação dos denunciantes, além de aperfeiçoamento da triagem automática do sistema. Também deve ser disponibilizado link para a população fazer denúncias ao Ministério Público Eleitoral da respectiva unidade federativa quando se tratar de outras irregularidades fora do âmbito da propaganda.

Publicidade

Veja também 3f43k

Esportes 6g185j

Notícias Alta Roda

Turismo 1b4s6k

Notícias Diário de Bordo

Guias 6c22v

Todos Comer e Beber
ANUNCIE AQUI

Segurança 224x5r

Site Seguro

Redes Sociais a4dw

Associado: c1w62