A Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico e Transplantado) está prestes a inaugurar sua nova sede. A mudança para um novo espaço marcará um capítulo significativo na missão da associação em oferecer e e assistência aos pacientes renais crônicos e transplantados. A cerimônia de inauguração está agendada para esta sexta-feira, dia 1º de dezembro, na Rua Mário Simões de Souza, nº 36, na Vila do Estádio, em Presidente Prudente.
Em entrevista à reportagem de O Imparcial, a presidente da Carim, Sumaia Zakir compartilhou alguns detalhes sobre a mudança de endereço. Ela indica que a antiga sede estava ficando pequena e não comportava mais os atendimentos, além de apresentar condições insalubres. “A busca por um novo espaço foi constante, e acreditamos que esta nova sede, mais espaçosa, oferece condições ideais para nossos serviços”, destacou Sumaia.
Questionada sobre as atividades planejadas para a inauguração, a presidente mencionou uma programação diversificada. “Estamos organizando uma cantata de Natal com o grupo de cantoterapia 'Quatro Cantos', que também apresentará músicas sertanejas. Teremos uma benção especial, e convidamos autoridades do município, deputados, pacientes, familiares, voluntários e a população em geral. Além disso, teremos uma feira de artesanato, venda de salgados e bebidas, cuja renda será revertida para auxiliar a instituição”, informou.
A Carim atende mensalmente cerca de 400 pessoas, proporcionando uma gama abrangente de serviços. Sumaia Zakir relata que a associação oferece transporte para 15 pacientes até a hemodiálise e atendimentos médicos nas áreas de nefrologia adulto e infantil e endocrinologia adulto e infantil. Além disso, a Carim também conta com atendimentos de enfermagem, assistência social, psicologia, nutricionista e fisioterapia.
“Adicionalmente, promovemos oficinas de arteterapia e nutrição, bem como campanhas de prevenção à doença renal em praças, UBSs [Unidades Básicas de Saúde] e empresas. Em breve teremos exames de ecocardiograma, ultrassom abdominal e vias urinárias, eletrocardiograma, balança de bioimpedância, além de já realizarmos esses dois últimos”, complementa a respeito dos serviços que estarão presente em breve na associação.