Especialistas debatem atualizações no tratamento do climatério e da menopausa  704b46

Encontro da Sogesp na APM de Presidente Prudente reuniu ginecologistas de todo Oeste Paulista 4k6w1x

PRUDENTE - Sinomar Calmona 3s622f

Data 11/12/2024
Horário 04:05
Giuliano Tosello, diretor de eventos da Sogesp, Rogério Cesar Bocardo, diretor regional, e os professores, Rogério Bonassi Machado e Luiz Francisco Cintra Baccaro
Giuliano Tosello, diretor de eventos da Sogesp, Rogério Cesar Bocardo, diretor regional, e os professores, Rogério Bonassi Machado e Luiz Francisco Cintra Baccaro

A regional da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo) promoveu no sábado, 7 de dezembro, um evento científico que reuniu ginecologistas de Presidente Prudente e região, na sede da APM (Associação Paulista de Medicina). Sob a liderança do presidente regional, Rogério Cesar Bocardo, e com palestras de renomados especialistas, o encontro abordou temas fundamentais sobre o climatério e a menopausa.
Com uma abordagem prática, o evento foi organizado com aulas expositivas baseadas em casos clínicos, permitindo interação direta entre os palestrantes e o público.

Segundo o diretor de eventos da regional, Giuliano Tavares Tosello, o objetivo foi "capacitar os profissionais com atualizações sobre as divergências de conduta que o climatério gera na prática clínica, promovendo um cuidado mais eficiente às pacientes".

 

O climatério foi escolhido como tema central devido à sua relevância na saúde feminina e às recentes atualizações científicas que impactam diretamente a prática médica.
Entre os destaques, Luiz Francisco Cintra Baccaro, professor da Unicamp, esclareceu dúvidas sobre a terapia hormonal, enfatizando que "não há mais um limite fixo de tempo para a terapia; ela deve ser mantida enquanto houver sintomas que comprometam a qualidade de vida". Ele também destacou o papel da densiometria óssea no diagnóstico de osteoporose e a importância de identificar fatores de risco em mulheres pós-menopausa.
Já Rogério Bonassi Machado, professor da Faculdade de Medicina de Jundiaí, abordou a evolução das percepções sobre menopausa e reposição hormonal. Ele relembrou as mudanças causadas pelo estudo WHI, que geraram debates sobre os benefícios e riscos da terapia hormonal.

"Hoje, temos um equilíbrio no tratamento, com decisões baseadas em evidências científicas e adequadas ao perfil de cada paciente", afirmou.

 

O evento reforçou o papel essencial do ginecologista na disseminação de informações embasadas cientificamente. A troca de experiências e as atualizações compartilhadas durante o encontro foram elogiadas pelos participantes, que destacaram a importância de eventos como esse para fortalecer o cuidado integral às mulheres.
Com a presença de especialistas de renome e temas de grande impacto clínico, o evento reafirmou o compromisso da Sogesp com a excelência no atendimento à saúde feminina e a constante atualização científica dos profissionais.


Dr. Luiz Francisco Cintra Baccaro, professor da Unicamp, esclareceu dúvidas sobre a terapia hormonal


Dr. Rogério Bonassi Machado, professor da Faculdade de Medicina de Jundiaí, abordou a evolução das percepções sobre menopausa e reposição hormonal.


Evento cientifico foi realizado numa das salas da APM Prudente

 


 

Publicidade

Veja também 3f43k

Esportes 6g185j

Notícias Alta Roda

Turismo 1b4s6k

Notícias Diário de Bordo

Guias 6c22v

Todos Comer e Beber
ANUNCIE AQUI

Segurança 224x5r

Site Seguro

Redes Sociais a4dw

Associado: c1w62