Nesta semana, o prefeito de Santo Anastácio, Duca Bonilha (União Brasil), assinou o Decreto de n° 028/2024, que estabelece oficialmente situação de emergência no município devido à estiagem. O documento já foi publicado no Diário Oficial e ou a vigorar na quarta-feira (13).
Com a medida em vigor, o município poderá ter o a formas mais efetivas e ágeis para aquisição de bens para o enfrentamento da crise hídrica. Além disso, segundo a Prefeitura, o decreto permite que os produtores rurais afetados possam obter adesão a seguros agrícolas e negociações de dívidas, tendo em vista que grande parte da economia da cidade é composta pelas lavouras de soja, milho, hortaliças, feijão, amendoim e sementes de gramíneas, as quais estão sendo prejudicadas pela crise hídrica, comprometendo a capacidade de retorno financeiro aos produtores.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a situação de emergência em Santo Anastácio foi determinada pela análise de prejuízos humanos, ambientais intrínsecos e econômicos.
No momento, conforme informado pelo prefeito Duca Bonilha, o município aguarda a homologação do decreto por parte do Estado e da União.