A primeira oficina realizada no projeto Férias na Cultura, que teve início ontem, foi a de “Introdução ao grafismo indígena”, ministrada pela arte educadora, Talita Galindo, que atendeu cerca de 20 crianças de 6 a 8 anos.
Na atividade, as crianças puderam aprender sobre a diversidade dos povos indígenas brasileiros, que aprenderam sobre o conceito do grafismo dentro da cultura indígena, para depois reproduzirem em conjunto com alguns dos padrões em formato de . Além disso, ainda puderam conhecer e manusear os frutos jenipapo e urucum, bases para as tinturas corporais mais utilizadas pelas etnias indígenas.
Para Talita, é importante pensar em práticas educativas que trabalhem temas de afirmação cultural, principalmente de culturas historicamente apagadas, que pertencem às nossas raízes, e que constituíram nossa identidade enquanto povo brasileiro.
Caso não tenha conseguido realizar a inscrição para as oficinas, ainda é possível participar das atividades livres, como a contação de histórias e cinema que ocorrem até este sábado, nas diversas dependências do Centro Cultural Matarazzo.
VEJA OS HORÁRIOS
• Quarta-feira (12), às 10h: Contação de histórias, no Espaço Armazém, com Rita de Cássia e Sula;
• Quarta-feira (12), às 14h: Cinema com pipoca, com a exibição do filme “As múmias e o anel perdido”, na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo (100 lugares);
• Sexta-feira (14), às 10h: Contação de histórias, no Espaço Armazém, com Cida Santos e Sula;
• Sábado (15), às 14h: Cinema com pipoca, com a exibição do filme “O gato de botas 2”, na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo (100 lugares).