O Grupo Percussionismo de Presidente Prudente comemora 15 anos em 2025 e vai celebrar com o que faz de melhor: tocando. Segundo o maestro Sergio Alan, na programação de aniversário do grupo estão concertos e oficinas, todas na cidade.
A agenda do grupo entre os meses de abril e maio tem cinco apresentações. A primeira será neste sábado, às 16h, na Área de Convivência do Sesc Thermas, com entrada gratuita. “É a nossa primeira vez no palco do Sesc Thermas, talvez o único na cidade que ainda não tocamos”, afirma Sergio Alan.
No repertório, o grupo traz músicas escritas especificamente para tambores sinfônicos, além de uma série de cadências praticadas pelas marching bands americanas e músicas de percussão corporal.
O Grupo Percussionismo, formado por oito músicos, é uma orquestra de tambores criada em 2010, com o objetivo de estimular a prática da música instrumental aos jovens, visando apresentar concertos de alta qualidade artística, sejam eruditos ou populares, com fácil o ao publico. Os integrantes tocam caixas, tambores, tímpanos, pandeiros, metalfone, cowbells, blocos sonoros, entre outros instrumentos.
Em abril, dia 26, o grupo promove a Oficina Musical Inclusiva, destinada a crianças atípicas. Será no Centro Cultural Matarazzo, em parceria com a Trato Treinamentos, Unimultiplas e AOPDown (Associação do Oeste Paulista de Síndrome de Down).
Também no Centro Cultural Matarazzo, no dia 7 de maio, o Grupo Percussionismo sobe ao palco do Teatro Paulo Roberto Lisboa para o concerto de contrapartida da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), edital em que o grupo foi contemplado no ano ado. "Nesse evento, teremos a parceria com a Creche Walter Figueiredo, com o intuito de arrecadação de alimentos em prol das crianças ali assistidas", explica Sérgio Alan.
No dia 10 de maio, véspera do Dia das Mães, o grupo realiza sua intervenção musical no calçadão. Fechando a série, no dia 24 de maio, acontece a Oficina Musical no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no Parque Alvorada.
Cedida
Integrantes tocam caixas, tambores, tímpanos, pandeiros, metalfone, cowbells, blocos sonoros, entre outros instrumentos