Mais de 1 milhão de pessoas viajarão pelo país durante feriado de Finados 47685p

Número é cerca de 40% maior do que o registrado em 12 de outubro. Movimentação deve se concentrar em Viracopos, Brasília e Congonhas 1j4a4u

TURISMO - DA REDAÇÃO 4q4115

Data 31/10/2020
Horário 14:57
Fernando Frazão/ABr - Levantamento foi realizado a partir de informações coletadas junto aos principais aeroportos do Brasil
Fernando Frazão/ABr - Levantamento foi realizado a partir de informações coletadas junto aos principais aeroportos do Brasil

O final de semana prolongado, em decorrência do Dia de Finados, deve movimentar mais de um milhão de viajantes em todo o país. O número é 40% maior do que o registrado no último feriado de 12 de outubro.

O levantamento foi realizado pelo Ministério do Turismo, a partir de informações coletadas junto aos principais aeroportos do Brasil. Os terminais de Viracopos (134 mil), Brasília (127 mil) e o de Congonhas (96,6 mil) serão um dos mais movimentados no período. 

Segundo o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, os números previstos para este feriado mostram que a retomada das atividades turísticas no país segue a todo vapor.

“Pesquisas anteriores já mostravam o interesse do brasileiro em aproveitar estas datas para viajar pelo Brasil, e esses dados só comprovam que, com responsabilidade e respeitando os protocolos sanitários, é possível gerar entretenimento, emprego e renda para toda a nossa população”, disse. 

Alguns aeroportos estão aguardando um aumento considerável de viajantes para o período.

O de Florianópolis (SC), por exemplo, espera um movimento 11% superior ao feriado de Nossa Senhora Aparecida. O terminal do Galeão, no Rio de Janeiro, está aguardando uma alta de 14%. Já os aeroportos istrados pela rede Infraero, registram aumento de 50%, comparado à última data festiva. 

Em maio, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)  e a Anac (Agência de Aviação Civil) implementaram medidas às empresas aéreas e aeroportos. Além do permanente uso de máscaras por ageiros e funcionários, do distanciamento de dois metros entre pessoas e da higienização de terminais e aeronaves, são indicadas a utilização de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) por trabalhadores, conforme a situação; o incentivo a campanhas de comunicação e a divulgação de avisos sonoros, entre outras ações.

Selo Turismo Responsável 6b441j

Lançado em junho, o selo “Turismo Responsável - Limpo e Seguro”, disponibilizado pelo Ministério do Turismo, busca auxiliar a retomada de atividades do setor seguindo requisitos de biossegurança.

O órgão publicou protocolos sanitários recomendados a 15 segmentos que integram o Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), além de um conjunto de orientações a visitantes. Atualmente, o certificado já foi emitido por mais de 22,7 mil estabelecimentos turísticos do país.

Publicidade

Veja também 3f43k

Esportes 6g185j

Notícias Alta Roda

Turismo 1b4s6k

Notícias Diário de Bordo

Guias 6c22v

Todos Comer e Beber
ANUNCIE AQUI

Segurança 224x5r

Site Seguro

Redes Sociais a4dw

Associado: c1w62