Onda de calor deve atingir região a partir deste sábado com temperaturas de até 37°C 5f4g6r

Especialista explica causas, duração e impacto do fenômeno; previsão indica retorno irregular das chuvas após dia 23 j3b1x

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI 6o3y21

Data 14/02/2025
Horário 09:25
Foto: Maurício Delfim Fotografia
Massa de ar quente que avança sobre região será responsável pelo aumento das temperaturas em Prudente
Massa de ar quente que avança sobre região será responsável pelo aumento das temperaturas em Prudente

Uma nova onda de calor está prevista para atingir a região a partir deste sábado (15), com temperaturas que podem chegar a 37°C em Presidente Prudente, segundo informações do Centro de Monitoramento de Estudos Climáticos da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), o Unoeste Clima. O fenômeno deve persistir até o próximo fim de semana (22 de fevereiro), marcando um período de estiagem e calor intenso, mas com possibilidade de pancadas de chuva isoladas devido à umidade no ar.

Em entrevista à reportagem desta tribuna, o meteorologista Alexandrius de Moraes Barbosa, responsável pelo Unoeste Clima, explicou que, embora ondas de calor sejam comuns nesta época do ano, a atual apresenta diferenças em relação às registradas no início de 2024. “Além dos extremos de temperatura serem um pouco menor, haverá presença de umidade, o que poderá provocar algumas pancadas de chuva durante o período de atuação da onda de calor”, destaca.

Causas e características 2xb42

Segundo Alexandrius de Moraes, a massa de ar quente que avança sobre a região será a responsável pelo aumento das temperaturas. As máximas devem oscilar entre 36°C e 37°C em Presidente Prudente, com sensação térmica ainda mais elevada na área urbana. Ele ressaltou que o fim do período de calor dependerá da chegada de uma frente fria, que, ao colidir com a massa quente, pode resultar em tempestades. “Esse choque de massas é típico e costuma encerrar ciclos de calor extremo”, explica.

Previsão de chuvas 65611z

Apesar da umidade, a tendência é de redução das precipitações entre este sábado e 22 de fevereiro. “Os modelos indicam retorno das chuvas a partir do dia 23, mas ainda de forma irregular”, afirma o especialista. A irregularidade das precipitações gera preocupação em agricultores e reforça a necessidade de cuidados com a saúde, como hidratação e evitar a exposição ao sol em horários críticos.

Publicidade

Veja também 3f43k

Esportes 6g185j

Notícias Alta Roda

Turismo 1b4s6k

Notícias Diário de Bordo

Guias 6c22v

Todos Comer e Beber
ANUNCIE AQUI

Segurança 224x5r

Site Seguro

Redes Sociais a4dw

Associado: c1w62