Pastoral Carcerária leva missas e catequese para dentro de presídio em Prudente 243r3v

Diocese mantém projeto que atende até 30 detentos do Centro de Ressocialização do distrito de Montalvão; celebrações da palavra de Deus ocorrem nas noites de sexta 6j2556

PRUDENTE - DA REDAÇÃO l6ty

Data 12/03/2024
Horário 17:57
Foto: Diocese de Prudente
Agentes da Pastoral Carcerária se comprometem a levar Evangelho para detentos
Agentes da Pastoral Carcerária se comprometem a levar Evangelho para detentos

Além das paredes das igrejas, as pastorais, movimentos, serviços e comunidades da Diocese de Presidente Prudente estão comprometidas a levar a mensagem do Evangelho à sociedade em geral, independentemente do local onde as pessoas se encontrem. Nesse sentido, voluntários e padres da Pastoral Carcerária se reúnem semanalmente para propagar a palavra de Deus aos detentos do CR (Centro de Ressocialização) do distrito de Montalvão, em Prudente.

Nessa unidade, a pastoral celebra missas (ou celebração da palavra) todas as sextas-feiras, das 20h às 21h30. Além disso, eventualmente é realizada catequese utilizando temáticas como doutrina, sacramentos, mandamentos, querigma etc.

De acordo com o coordenador da Pastoral Carcerária, Adauto da Silveira, cerca de dois a três voluntários acompanham o padre nas visitas. Quando o sacerdote autorizado não pode ir, o grupo se organiza para a celebração da palavra e/ou catequese. Em torno de 10 a 30 detentos participam com eles no local.

“Eles se sentem acolhidos e tomam consciência de que fazem parte da Igreja de Cristo, não importando o lugar onde estão temporariamente, nem o crime que cometeram, mas, sim, o arrependimento e o desejo de conversão. Em um mundo que os excluem, esses momentos os encorajam a recomeçar e não desistir de tentarem ser melhores!”, destaca o coordenador.

Pouco antes das celebrações, o padre também atende confissões. Hoje, a pastoral conta com 10 membros leigos e dois presbíteros: padre José Gilmar Moreira (Paróquia São Pedro, de Prudente) e o padre Jailton Pereira de Brito (Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Prudente), que é o atual assessor eclesiástico do grupo.

Irmandade Mariana d561o

Além desse trabalho de evangelização promovido pela pastoral, os próprios detentos se organizam diariamente para rezar o terço. O movimento é nomeado como Irmandade Mariana e é promovido pelos internos católicos que, além da oração, acolhem aqueles que chegam e desejam participar das missas e ajudam na distribuição das leituras nas celebrações.

A Irmandade Mariana surgiu nesse CR por volta de 2007 e teve como fundador o Sidney Teixeira, que hoje atua na Paróquia São João Batista, de João Ramalho, na Diocese de Assis. Atualmente, fundou a Missão "Filii Dei", que tem como lema “Levando almas para Deus”.

Mesmo com a alta rotatividade dos internos, o movimento segue vivo até hoje no local.

Serviço 4c5v4x

Para ser um voluntário na Pastoral Carcerária, é necessário participar de uma paróquia e não possuir antecedentes criminais. Após um cadastro na SAP (Secretaria de istração Prisional), o agente da pastoral recebe uma carteirinha que o habilita a entrar na unidade e no horário autorizado.

Tendo interesse em participar, pode entrar em contato diretamente com o coordenador Adauto pelo número (18) 99701-9919. Caso prefira, procurar o padre Jailton na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Humberto Salvador, em Prudente.

Publicidade

Veja também 3f43k

Esportes 6g185j

Notícias Alta Roda

Turismo 1b4s6k

Notícias Diário de Bordo

Guias 6c22v

Todos Comer e Beber
ANUNCIE AQUI

Segurança 224x5r

Site Seguro

Redes Sociais a4dw

Associado: c1w62