PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS 2g36g

Na cidade, conforme o Condephaat, existem 5 espaços tombados; responsável pelo órgão ressalta o cuidado necessário para que esses ambientes não sejam deteriorados e, sim, preservados 396v7

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI 2v2z61

Data 14/09/2019
Horário 05:23
José Reis - Instalado na Vila Marcondes, Centro Cultural Matarazzo oferece hoje diferentes atividades e eventos
José Reis - Instalado na Vila Marcondes, Centro Cultural Matarazzo oferece hoje diferentes atividades e eventos

O tombamento de um espaço é, conforme o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional), um instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural. Em Presidente Prudente, de acordo com o Condephaat (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico), cinco espaços são tombados, o que faz com que eles tenham tamanha importância na histórica local, principalmente por terem ado por um levantamento para justificar tal processo, como as características, época e parte geográfica. “Eles não deixam a memória cultural de nossa cidade se perder no tempo”, informa o responsável pelo conselho, Josué Pantaleão.

Ainda conforme o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico, os cinco espaços de Prudente são: Centro Cultural Matarazzo; a chaminé da antiga termoelétrica da Sanbra (Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro), localizada na Vila Furquim; o bebedouro em frente à antiga estação de trem; o Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antonio Sandoval Netto; e obras do artista José Bottosso, na Catedral São Sebastião, no centro da cidade.

“ENTRE AS COISAS QUE ESTÃO PROIBIDAS DE SE FAZER, ESTÁ, POR EXEMPLO, A ALTERAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS, COMO AS FACHADAS”

“Sobre a conservação desses patrimônios, na cidade, ela está dentro das possibilidades locais e municipais. Após o tombamento, é necessário que haja um cuidado para que esses ambientes não sejam deteriorados, e sim conservados”, expõe Josué. Entre as coisas que estão proibidas de se fazer, está, por exemplo, a alteração das características, como as fachadas.

SÍTIO PALEONTOLÓGICO: UMA

NOVA ÁREA A SER TOMBADA

De acordo com o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico, atualmente há um processo de tombamento de uma área localizada na zona sul da cidade, no Parque dos Girassóis, onde pesquisadores encontraram vestígios de aves pré-históricas do período cretáceo. Este diário, na ocasião da descoberta, inclusive, acompanhou as escavações.

O ocorrido foi na segunda semana de maio, quando pelo menos sete pesquisadores, brasileiros, americanos e argentinos, iniciaram os trabalhos no sítio paleontológico. À época, o pesquisador e coordenador do Museu de Paleontologia de Marília (SP), William Nava, informou que os fósseis viveram na cidade há mais de 70 milhões de anos, o que fez com que o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB), na ocasião, anunciasse o tombamento que segue em andamento.

 

Foto: Arquivo

Sítio paleontológico na zona sul, em processo de tombamento

 

Foto: José Reis

Bebedouro em frente à antiga estação de trem foi tombado

 

Chaminé da antiga termoelétrica da Sanbra, na Vila Furquim

Publicidade

Veja também 3f43k

Esportes 6g185j

Notícias Alta Roda

Turismo 1b4s6k

Notícias Diário de Bordo

Guias 6c22v

Todos Comer e Beber
ANUNCIE AQUI

Segurança 224x5r

Site Seguro

Redes Sociais a4dw

Associado: c1w62