O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) Municipal de Presidente Prudente, com o apoio da unidade móvel de atendimento da Fundação Procon-SP (Procon Móvel) e de especialistas do núcleo regional, realizará, nesta terça-feira, uma ação integrada de atendimento presencial de orientação a consumidores que tenham dúvidas em relação aos seus direitos. A iniciativa será das 9h às 16h30, na Praça Nove de Julho, na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 1.267, no centro da cidade.
Na mesma ocasião, serão visitados estabelecimentos comerciais com distribuição de material educativo e também com orientações sobre posturas que possam estar em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor.
“O objetivo é apoiar consumidores que já estejam enfrentando alguma dificuldade sobre a melhor forma de buscar uma solução, bem como atuar de forma preventiva junto ao comércio local, contribuindo, dessa forma, para a harmonização das relações de consumo em Presidente Prudente”, explica Renato Raposo, assessor técnico de Ação Regional do Procon-SP.
Os consumidores serão orientados sobre como encaminhar reclamações em relação a problemas com telefonia, internet, serviços bancários e financeiros, além de planos de saúde, dentre outros. Também haverá distribuição de material educativo para quem ar pelo local.
O trabalho de orientação aos varejistas será sobre os principais aspectos do Código de Defesa do Consumidor, especialmente sobre exibição de preços, disponibilização de exemplar do código, placas informativas, apresentação de ofertas, entre outros. Cada estabelecimento visitado vai receber a cartilha “Afixação de preços”, produzida pelo Procon-SP.
“Esta ação conjunta entre o Procon municipal conveniado de Prudente e o Procon-SP, por meio de seu núcleo regional, faz parte de um amplo trabalho de fortalecimento das parcerias com as prefeituras paulistas, que já alcançam mais de 370 cidades em todas as regiões do Estado e devem ser ainda mais consolidadas nos próximos anos”, pontua Marcos Diegues, diretor de Relações Institucionais do Procon-SP.