Prudente renovará certificação de município livre da transmissão vertical do HIV a6e1d

Reconhecimento é feito a cidades que não apresentaram registros de transmissão do vírus de gestantes para crianças; ato ocorrerá nesta sexta, em Brasília 5i3t6u

PRUDENTE - DA REDAÇÃO l6ty

Data 26/11/2024
Horário 16:46
Foto: Reprodução
Prudente segue sem registros de transmissão vertical do vírus HIV
Prudente segue sem registros de transmissão vertical do vírus HIV

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente, por meio do Ambulatório Médico Municipal e o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), receberá nesta sexta-feira, no Mistério da Saúde, em Brasília (DF), a recertificação de município livre da transmissão vertical do HIV (vírus da imunodeficiência humana).

Paralelamente ao reconhecimento, o Ambulatório Médico Municipal já realiza a campanha “Fique sabendo”, que marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, lembrado dia 1° de dezembro. A campanha tem início nesta terça-feira, durante os mutirões noturnos do Novembro Azul em postos de saúde, e seguirá até o dia 6 de dezembro. Nas ações, haverá oferta gratuita de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, além de orientações gerais sobre prevenção.

O serviço também será disponibilizado neste sábado, das 8h às 13h, na Praça Nove de Julho; em 2 de dezembro, na mesma praça, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h; e em 5 de dezembro, nas imediações do Terminal Rodoviário Comendador José Lemes Soares, das 18h às 20h. Depois, das 20h às 22h, serão atendidos profissionais do sexo.

Recertificação do município 1t2d5i

Sobre a recertificação, o farmacêutico do programa IST/aids, Jefferson Saviolo, explica que é um processo que ocorre a cada dois anos. Prudente apresenta os dados para revalidar e obter essa recertificação, mantendo todos os indicadores favoráveis, sem nenhum registro de transmissão da mãe gestante para a criança.

A primeira certificação ocorreu em dezembro de 2022, entregue pelo Ministério da Saúde por meio do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Para obter a certificação, é necessário que o município atinja os indicadores de impacto, que se referem aos últimos três anos da análise, como a taxa de incidência de novas infecções de HIV em criança por ano de nascimento (menor ou igual a 0,3) e a proporção anual de crianças infectadas pelo HIV entre as crianças expostas acompanhadas pela rede SUS (menor que 2%).

Ações programadas do Fique Sabendo 2e702d

  • 30/11 (sábado) - Praça Nove de Julho: 8h às 13h;
  • 02/12 (segunda) - Praça Nove de Julho: 8h às 11h e das 13h30 às 16h;
  • 05/12 - Imediações do Terminal Rodoviário Comendador José Lemes Soares (18h às 20h) e para profissionais do sexo (20h às 22h)
Publicidade

Veja também 3f43k

Esportes 6g185j

Notícias Alta Roda

Turismo 1b4s6k

Notícias Diário de Bordo

Guias 6c22v

Todos Comer e Beber
ANUNCIE AQUI

Segurança 224x5r

Site Seguro

Redes Sociais a4dw

Associado: c1w62