A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), iniciará nesta terça-feira a aplicação da quarta dose (ou segunda dose adicional) contra a Covid-19 em pessoas a partir dos 20 anos.
Os munícipes que se enquadram nesta faixa etária poderão comparecer a uma das 28 unidades de saúde, das 7h30 às 16h30. No ato, é necessário apresentar o documento pessoal e a carteira de vacinação para comprovar o recebimento da dose anterior.
De acordo com a coordenadora técnica em saúde da VEM, Vânia Maria Alves, a quarta dose é indicada para quem recebeu a aplicação do primeiro reforço há pelo menos quatro meses.
A municipalidade ressalta que as crianças de 3 e 4 anos com comorbidades estão sendo vacinadas com o imunizante Coronavac, somente nas seguintes UBSs (Unidades Básicas de Saúde): Ana Jacinta, Centro, Belo Horizonte e Guanabara. A coordenadora técnica da VEM explica que se trata de um público pequeno, por isso a necessidade de limitar os locais, com o objetivo de evitar o desperdício, considerando que cada frasco contém 10 doses.
Conforme os dados do vacinômetro da VEM, atualizado nesta segunda, as duas doses ou o imunizante de dose única foram istrados em 204.983 prudentinos, o que representa 95,34% do público-alvo. Em relação à primeira dose de reforço, foram registradas 135.581 aplicações, o que corresponde a 68,82% do estimado.