A partir desta semana, a população de Presidente Prudente poderá descartar resíduos de construção civil na usina de RCC, que fica ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), com o pelo km 7 da Rodovia Júlio Budiski (SP-501). O material será triturado e destinado para o reparo e compactação das estradas rurais do município.
A Prefeitura informa que decidiu por receber o material dos munícipes desde que o entulho esteja “limpo”, ou seja, sem latas, sacos, material orgânico, galhadas e outros. Segundo o titular da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Fernando Luizari Gomes, a medida vem para que o trabalho realizado nas estradas rurais da cidade tenha continuidade e "a fim de garantir vias de qualidade e com boas condições de trafegabilidade".
“Durante o período de chuvas, o material depositado nas estradas rurais ajudou os produtores no escoamento da produção. No entanto, a demanda tem sido grande. Dessa forma, pedimos que a população nos ajude, levando os resíduos diretamente à usina de RCC ou, caso não seja possível, até os Ecopontos”, orienta.
As empresas que trabalham com a locação de caçambas também poderão se beneficiar da nova medida. No entanto, o material destes profissionais será recebido apenas na usina de RCC.
O restante da população poderá realizar o descarte também nos Ecopontos da cidade. Atualmente, dois estão em funcionamento. Uma unidade fica na Rua Maria Lenita de Macedo Bongiovani, no Residencial Novo Bongiovani. A outra está na Rua João Lopes do Nascimento, no Jardim Cambuci. O Ecoponto do Jardim Sabará está em fase final de reforma, após o incêndio que ocorreu no local, para que possa ser reaberto. A previsão é de que, até o final do mês, o espaço volte a operar.
De acordo com o prefeito Ed Thomas (sem partido), "melhorar as estradas rurais sempre foi uma de suas prioridades, considerando a importância que a agricultura familiar tem para a economia local".