“A ‘tempestade de areia’ registrada na quarta ocorreu devido a entrada de uma frente fria na região. O choque do ar frio com o ar quente provocou fortes rajadas de vento. No campus II da Unoeste foi registrada rajada de 70,8 km/h, sendo esse o maior valor registrado no ano”, expõe o professor de Agrometeorologia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Alexandrius de Moraes Barbosa.
De acordo com ele, hoje (14) e amanhã (15) as temperaturas devem ficar baixas. “Hoje foi registrado 14 °C na estação da Unoeste e a máxima não deve ar de 21 °C. O tempo vai ficar nublado, mas a partir de amanhã o tempo já estará aberto e firme novamente”, expõe o professor.
Conforme o especialista, nesta sexta, a mínima deve ficar próxima a 10 °C e a máxima próxima a 27 °C. A partir de sábado as temperaturas voltam a subir e com previsão de máximas próximas a 37 °C durante a semana.
Quedas de árvores com vias obstruídas, residências, veículos e outras edificações danificadas, com destaque para destelhamentos e quedas de muro, interrupção do fornecimento de energia e ataque de abelhas em via pública. Seis pessoas desalojadas em virtude da interdição das respectivas residências. Além de muita sujeira, terra, folhas nos quintais das casas. Estas foram as ocorrências atendidas pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil em Presidente Prudente na tarde de ontem, durante e após as fortes rajadas de vento e tempestade de areia que aram pela região, seguidas de chuva em diversos pontos do município.
Segundo o coordenador de Proteção da Defesa Civil, Renato Gouvea, no caso dos ataques de abelhas foram várias vítimas precisando duas delas serem hospitalizadas, mas já tiveram alta, sem complicações. “Tivemos registro de danos também em escola, no IBC Centro de Eventos e no Recinto de Exposições, onde inclusive houve cancelamento dos eventos programados para a noite de ontem”, cita Renato Gouvêa.
MOBILIZAÇÃO
Equipes da Semob (Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos) também atuaram no restabelecimento da sinalização de trânsito danificada e a Energisa se dedicou em normalizar o fornecimento de energia elétrica do município. “Durante o atendimento emergencial, entregamos lona plástica às vítimas para a cobertura dos imóveis no intuito de mitigar os danos em virtude da previsão de mais chuvas durante esta quinta-feira 14”, sinaliza o coordenador da Defesa Civil.
PREVISÃO
Sexta-feira (15)
mínimas próximas a 10 ºC
máxima próxima a 27 ºC
Sábado (16)
máxima de 37 ºC
Foto: Defesa Civil
Várias foram as ocorrências de danos em residências e outras edificações, inclusive, públicas
Energisa se dedicou em normalizar o fornecimento de energia elétrica em todo o município
Foto: Oslaine Silva
Força das rajadas de vento deixou um caos pelos quintais de residências