“O maior rally do mundo viveu um domingo inesquecível. Presidente Prudente reservou ao Sertões BRB 30 anos uma acolhida capaz de emocionar dos mais experientes aos estreantes; algo sem precedentes nessas três décadas de história, e digno de uma edição ‘épica’”. Foi esta a definição do “Diário de Bordo” do site do Rally dos Sertões sobre a agem de seus pilotos na capital do oeste paulista, onde foram recebidos por mais de 40 mil pessoas, também como palavras dos próprios participantes: como “popstars”!
Adolfo Padilha, titular da Setur (Secretaria Municipal de Turismo), ressalta que o evento Rally dos Sertões mostrou que a comunidade precisa estar envolvida em vários segmentos. E ouvir deles, do SEO do evento, que em 30 anos foi a melhor chegada que já tiveram na história deles, elevou o município a outro patamar. “Porque estamos falando de um evento internacional. De uma marca conhecida mundialmente. Demonstramos que com muita gente envolvida, com o mesmo objetivo de fomentar e agitar a cidade para gerar emprego, gerar receita, as coisas dão certo. E tínhamos todos, sem nenhuma vaidade, o mesmo pensamento”, comemora Padilha.
O secretário exclama que foi emocionante ver pilotos que já participaram 15, 20 vezes, emocionados com a recepção do povo. “O prudentino foi a cereja do bolo! Foi lá não só assistir, mas recebeu com carinho, aplaudiu e fez tudo ficar lindo”, destaca Adolfo Padilha, explicando o cálculo de pessoas: se pegar o público presente somando quem estava no Parque do Povo, nos prolongamentos das avenidas por onde os pilotos aram e calcular os três dias de evento (sexta à noite, sábado e domingo), certamente pode chegar entre 40 a 45 mil pessoas que se envolveram diretamente de alguma forma no evento, que ocorreu paralelamente no Parque do Povo, no Centro Cultural Matarazzo (serviços de saúde) e no Recinto de Exposições Jacob Tosello, que serviu de staff.
Conforme Padilha, toda a parte de segurança foi feita pela Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), apoiada por todas as outras secretarias municipais, que participaram de alguma forma do evento.
Ele menciona a ação de saúde “fantástica” que o Rally foi o patrocinador, da qual 600 crianças aram por consulta oftalmopediátrica e ganharam os óculos. E calculou uma média de óculos completos com lente e armação em torno de R$ 300 mil em itens. Além de 30 médicos que participaram como voluntários e duas supercarretas. A Seduc (Secretaria Municipal de Educação) também teve um envolvimento “incrível”, do Meio Ambiente, a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento), que no domingo mesmo já limpou todo o Parque do Povo.
“Queríamos que na segunda-feira tudo amanhecesse limpo. Pensamos em tudo, foram mais de 20 reuniões em 90 dias de preparação, quando o prefeito soube da possibilidade da cidade ser sede da terceira etapa das 14 cidades escolhidas, ele disse: ‘Junta a equipe, a Feapp [Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente] e vamos fazer esse evento’. E assim foi feito. Conseguimos”, pontua Padilha.
Além dos pilotos, que aram pelo Parque do Povo na tarde de domingo, a cidade recebeu a equipe e a estrutura técnica do evento, composta por 2 mil profissionais de staff, 98 supercarretas e três aeronaves que, em 14 dias, cruzarão o Brasil em mais de 7 mil km de aventura. Ontem o destino da caravana foi Campo Grande (MS).
Fotos: Sinomar Calmona
Público lotou o Parque do Povo, aplaudiu e vibrou com as atrações
Fotos: Sinomar Calmona
Pilotos veteranos se emocionaram com a recepção de “popstars”