A Sicredi Rio Paraná PR/SP lançou ontem o projeto “Sicredi & Smurfs - Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável”, que reforça a conexão da instituição financeira cooperativa com os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) para um mundo melhor.
As “criaturas azuis” usadas para campanha protagonizam histórias que enfatizam a importância da colaboração e da ajuda mútua. Assim são os Smurfs, personagens criados em 1958 pelo cartunista belga, Peyo, e, atualmente, embaixadores da Agenda 2030 e dos ODS, que se juntam à Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do país e integrante do Pacto Global, para reforçar ainda mais a promoção das metas propostas pela ONU.
O projeto foi criado para a Semana dos Objetivos Globais (realizada entre os dias 17 e 26 de setembro) e busca promover reflexões, divulgar ações e as boas práticas que visam o cumprimento da Agenda 2030. Com a parceria, a instituição financeira cooperativa lançou ontem o site Sicredi e Smurfs (www.sicrediesmurfs.com.br), desenvolvido especialmente para o projeto com conteúdos sobre os ODS. Também serão divulgados vídeos protagonizados pelos Smurfs e com imagens reais de iniciativas do Sicredi que estão contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os vídeos serão disponibilizados tanto no site oficial do projeto quanto nas redes sociais da Sicredi Rio Paraná PR/SP.
O presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Jorge Bezerra Guedes, explica que a instituição tem em seu DNA, em sua essência, justamente a promoção de solidariedade e ajuda mútua. “Um dos objetivos do nosso estatuto é exatamente a ajuda mútua. Esse é o fundamento do nosso trabalho, da nossa forma de constituir um negócio”, detalha.
Ainda de acordo com ele, a Sicredi tem democratizado o o aos serviços financeiros, especialmente em pequenos municípios. Esse impacto, diretamente ligado à promoção do oitavo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – Trabalho decente e crescimento econômico – também tem sido demonstrado em pesquisa divulgada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), acrescenta.
Tal estudo, segundo o presidente, foi encomendado para compreender qual era a influência das cooperativas nas comunidades onde atuam. Segundo o levantamento, o cooperativismo de crédito aumentou o PIB (Produto Interno Bruto) dos municípios onde atua em 5,6%, frente às cidades que não contam com cooperativas. Além disso, influenciaram ao criar 6,2% mais vagas de trabalho formal, incentivando, consequentemente, o empreendedorismo ao proporcionar apoio econômico e financeiro para as empresas se desenvolverem.
A instituição integra o Pacto Global desde fevereiro de 2020, e, ao longo dos anos, muitas iniciativas vêm sendo desenvolvidas pela cooperativa visando à construção de uma sociedade mais próspera. Desta forma, outro trabalho desenvolvido pela Sicredi no que se refere aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é o trabalho voltado para educação (ODS 4 - Educação de qualidade). Atualmente, a instituição financeira conta com o programa “A União Faz a Vida”, que trabalha com crianças e jovens buscando levar cidadania, solidariedade, empreendedorismo e cooperação.
A educação cooperativa, portanto, age de forma a educar os jovens para que eles aprendam, no ambiente escolar, a desenvolver projetos e iniciativas capazes de transformar a sociedade e atender aos desejos e anseios das comunidades. “Nós temos uma metodologia voltada para que ao fazer tal prática, o aluno aprenda ou desenvolva valores de cidadania e cooperação”, enfatiza Jorge. Ainda dentro do ODS 4, o presidente cita a educação financeira que, ao compartilhar boas práticas, podem proporcionar uma vida financeira mais sustentável para muitas pessoas.
Outro ponto que também se destaca é o objetivo de desenvolvimento sustentável “17 – Parcerias e meios de implementação”. Isso porque a Sicredi faz parcerias com vários tipos de entidades associativas. “Como estimulamos o associativismo, onde tem uma empresa que é de propriedade coletiva nós procuramos estar junto. Nós procuramos intercooperação de crédito ou de produção, entre outros aspectos”, enfatiza o presidente.
Outra ação engajada pela Sicredi Rio Paraná PR/SP é quanto ao “Mutirão do Lixo Eletrônico”, que busca sensibilizar os colaboradores, associados da cooperativa e a comunidade sobre o descarte correto destes produtos. Em 2019, uma tonelada de lixo eletrônico foi arrecadada pela iniciativa. Tal feito, inclusive, atinge mais um objetivo de desenvolvimento sustentável – “11 – Cidades e comunidades sustentáveis”.
A igualdade de gênero, proposta no ODS 5, também tem mobilizado a atuação da Sicredi. O apoio e a capacitação às lideranças femininas facilitaram a formação do Comitê Mulher, que conta com mais de 150 participantes da comunidade.
SERVIÇO
Estas e outras ações serão apresentadas na campanha “Sicredi & Smurfs - Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável”. Para acompanhar a programação basta entrar no site www.sicrediesmurfs.com.br ou nas redes sociais da Sicredi Rio Paraná PR/SP. Depois que você conhecer um pouco sobre esta importante iniciativa, pratique no seu dia a dia e ajude a levar esta mensagem para mais pessoas.
Fonte: Agenda 2030
SAIBA MAIS
Sicredi realiza prestação de contas aos associados
Taciba ganha agência da Sicredi na próxima semana
Máquinas de cartões do Sicredi contam com o Pix para receber pagamentos