Suplementos eletrolíticos são importantes para prevenir desidratação em equinos 6y288

Cristiano Machado

13s

COLUNA - Cristiano Machado 1g3c4m

Data 20/02/2025
Horário 07:34
Foto: Divulgação
Em média, um cavalo adulto de 500 quilos ingere cerca de 20 a 33 litros de água por dia
Em média, um cavalo adulto de 500 quilos ingere cerca de 20 a 33 litros de água por dia

A desidratação é uma das maiores preocupações dos criadores de equinos, tendo em vista que pode desencadear doenças e comprometer o desempenho atlético. "Entre os fatores que aumentam a desidratação e precisam de atenção maior, estão o clima quente – mais comum nesta época do ano – e os próprios exercícios físicos, que produzem suor e causam perda de água por evaporação. Outro ponto, às vezes pouco observado, é que a alimentação à base de feno possui baixo nível de líquido em sua composição", alerta o médico-veterinário, Ricardo Moraes, gerente de marketing de equinos da Vetnil.
"A sudorese em equinos é um tópico extremamente importante. E até mesmo curioso, porque, diferentemente do que ocorre em humanos, o suor dos equinos não aumenta proporcionalmente o estímulo da sede. Isso acontece porque, em equinos, o suor é isotônico, ou seja, ajuda a repor os sais minerais perdidos pelo corpo", complementa o médico-veterinário.
Em média, um cavalo adulto de 500 quilos ingere cerca de 20 a 33 litros de água por dia, dependendo de fatores como idade, prenhez, intensidade da atividade física exercida, transporte, umidade do ar, temperatura externa e dieta. Algumas dessas circunstâncias podem prejudicar o o ou a palatabilidade da água para os animais.
"Diante desse desafio, é preciso estimular o consumo de água pelos equinos. Afinal, animais atletas em competições podem perder de 5 a 7 litros de água por hora pelo suor, o que acarreta redução de eletrólitos, elementos importantes para diversas funções orgânicas e necessários para compensar as perdas energéticas causadas pelo esforço físico", salienta Ricardo Moraes.

Divulgação

Ricardo Moraes: "É preciso estimular o consumo de água pelos equinos"

Especialista destaca resultados com suplementação
Uma eficaz forma de prevenção da desidratação é oferecer suplementos eletrolíticos, que estimulam o consumo da água e evitam complicações, como cólicas por compactação, causadas por alimentos ingeridos que ficam "ressecados" no organismo, causando a obstrução de partes do intestino. "A suplementação atua na reposição dos eletrólitos perdidos pelo suor. Desse modo, ajuda a garantir o equilíbrio hidroeletrolítico dos animais expostos a condições de clima quente, rotinas intensas de treinos e competições", complementa o especialista.
A Vetnil conta com ampla linha de suplementação eletrolítica para equinos, com destaque para Eletrolítico®, Eletrolítico® Booster e Eletrolítico® Booster JCR. O uso é recomendado de quatro a seis horas antes da atividade física, podendo ser repetido durante e após as práticas. Em todos os casos, é essencial que, após a ingestão do suplemento, os cavalos tenham o à água fresca, que deve ser limpa e ficar sempre à disposição do animal. 
"Levando em conta que os equinos são altamente perceptivos em relação a odores, o líquido não pode ter sulfatos, tanino, vegetação em decomposição, algas ou subprodutos de microrganismo. Ainda, a água deve estar em temperatura média de 20ºC", orienta o gerente de marketing de equinos da Vetnil. (Por Isadora Fabris, da Texto Comunicação Corporativa)
 

Publicidade

Veja também 3f43k

Esportes 6g185j

Notícias Alta Roda

Turismo 1b4s6k

Notícias Diário de Bordo

Guias 6c22v

Todos Comer e Beber
ANUNCIE AQUI

Segurança 224x5r

Site Seguro

Redes Sociais a4dw

Associado: c1w62