A falta de libido, conhecido também como a falta de desejo sexual, atinge muitas pessoas, principalmente em relacionamento a longo prazo, mas afinal, por que isso acontece?
Nesse texto de hoje, vou apresentar algumas causas comuns, mas antes, quero te explicar sobre os tipos de desejo:
● Desejo espontâneo - é aquele tipo de desejo onde o indivíduo, ao sentir vontade, demonstra com maior facilidade e até mesmo sinaliza querer o ato sexual. Aqui o processo parece ser mais “automático”.
● Desejo responsivo - já no desejo responsivo, as pessoas imaginam não ter libido, porém, a diferença aqui é que ele acontece apenas frente aos estímulos, ou seja, a princípio, o indivíduo não está com vontade, mas ao o que é estimulado, o desejo corresponde.
Causas mais comuns da falta de libido
1. Falta de erotização - Principalmente em relacionamentos mais longos, o casal esquece o lado erótico da relação. E, muita gente me pergunta o que seria erotização, e a resposta mais simples que eu possa dar é: “é tudo o que remete a sexo, sem ser sexo, e que acontecia no começo do relacionamento que o casal abandonou”. Como cada casal tem gostos subjetivos, essa resposta é mais ampla, porém, consegue definir o que foi abandonado pelo casal.
2. Falta de autoconhecimento sexual - Saber como seu corpo funciona, onde e como sente prazer, e até mesmo onde e como não sente prazer é fundamental para deixar a relação íntima mais satisfatória.
É importante pensar na seguinte premissa: tudo o que eu gosto, eu repito a experiência, no sexo, é exatamente a mesma coisa. Por isso, a importância de se conhecer sexualmente e saber ensinar isso para a sua parceria.
3. Estresse e cansaço - A relação sexual demanda energia, se seu corpo ou mente estão cansados demais, logo seu cérebro vai deixar o sexo para a última opção.
Estamos em tempos de conexão digital, pessoas multitarefas e que não se desligam. Isso, como resultado, gera estresse, ansiedade e cansaço, o que, por sua vez, baixo desejo sexual.
4. Hábitos e comportamentos nocivos - Sono de má qualidade, falta de exercício físico, má alimentação, entre outras questões como essas, roubam seu desejo, isso porque um corpo mal-cuidado em hábitos e comportamentos é um corpo inflamado e sem disposição física.
5. Hormônios e vitaminas - É sempre válido uma visita ao seu médico para avaliar níveis hormonais e de vitaminas, pois nosso corpo responde negativamente frente um problema hormonal por exemplo.
Vitaminas e hormônios influenciam diretamente na resposta sexual, como no desejo, na excitação e no orgasmo.
Não podemos negligenciar esse aspecto.
Para o tratamento da falta de libido, é sempre importante uma abordagem multidisciplinar, ou seja, uma visão ampla da vida e todo o contexto do indivíduo.
Em meu consultório abordo todas as questões acima, assim como até mesmo a qualidade do relacionamento, como o amor afetivo, erótico e sexual, que será o tema do nosso próximo artigo.